Encontro na FIEB apresenta oportunidades de negócios e investimentos na Nigéria

Nigeria Brazil 21 de setembro de 2014 0
Encontro na FIEB apresenta oportunidades de negócios e investimentos na Nigéria

Após o fim de 15 anos de um regime autoritário, em 1999, a Nigéria deu início a programas de desenvolvimento econômico focados na diversificação de sua economia, extremamente dependente da comercialização de petróleo cru. Para falar sobre as oportunidades de negócios e investimentos no país, representantes da Embaixada da Nigéria no Brasil e do Centro de Negócios Nigéria-Brasil estiveram, nesta quarta-feira (17), na FIEB, participando de encontro com dirigentes da casa, empresários e estudantes.

Representantes da Embaixada da Nigéria no Brasil e do Centro de Negócios Nigéria-Brasil participaram de encontro com dirigentes da FIEB. Foto: Marcelo Gandra / Coperphoto / Sistema FIEB.

Representantes da Embaixada da Nigéria no Brasil e do Centro de Negócios Nigéria-Brasil participaram de encontro com dirigentes da FIEB. Foto: Marcelo Gandra / Coperphoto / Sistema FIEB.
“O país tem passado por uma série de reformas, os setores até então monopolizados têm sido desregulamentados para abrir espaço à iniciativa privada, por isso há diversas oportunidades de investimento numa das economias que mais cresce no continente africano”, afirmou a Primeira Secretária da Embaixada da Nigéria no Brasil, Rosemary E. Oseyi-Okosodo.
Já o presidente do Centro de Negócios Nigéria-Brasil, Olúségum Michael Akinruli, lembrou que o país ainda é extremamente carente em infraestrutura, indústrias e mão de obra. Por isso, a Nigéria quer receber empresas que podem se instalar no país gerando empregos e utilizando matéria prima local. “O governo oferece uma série de incentivos fiscais, variáveis a depender do segmento, assim como tem interesse em programas de capacitação técnica”, pontuou.
O vice-presidente da FIEB, Carlos Gantois, enfatizou a necessidade do governo baiano se sensibilizar com o cenário econômico nigeriano e iniciar um diálogo para que o estado aposte na cooperação bilateral como forma de contribuir para o desenvolvimento do país africano.
Ele pontuou que as exportações da Bahia ainda são pouco representativas na economia estadual e que a ligação com a Nigéria poderia impulsionar a comercialização de produtos para um mercado promissor. “Nós podemos contribuir para a diversificação de uma economia ainda muito dependente do petróleo e esta parceria deve abrir novas possibilidades num universo de mais de 175 milhões de habitantes”, disse.
Reginaldo Rossi, 1º vice-presidente do CIEB, lembrou que o assunto é de interesse das micro e pequenas indústrias baianas, apesar das dificuldades que estas enfrentam no processo de comercialização em mercados externos. “Gostaria de sugerir, inclusive, que encontros como este sejam realizados no interior do estado, onde está a maior parte das empresas de pequeno porte”, opinou.
Nigéria
Os governos do Brasil e da Nigéria têm investido esforços progressivos para melhor promover os laços entre as duas nações. Isto é evidente na recente assinatura de acordos bilaterais entre os dois países, em áreas como Agricultura e Segurança Alimentar, Petróleo, Energia, Biocombustíveis, Mineração, Cultura, Educação, Comércio e Aviação. Estatísticas do comércio mostram que exportações nigerianas de mercadorias para o Brasil subiram muito nos últimos tempos. A Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente africano. O Brasil é quarto principal destino de exportação da Nigéria, depois dos EUA, UE-27, e Índia. O comércio total entre os dois países registraram um crescimento de 381,0% entre 2003 e 2011. As informações são do Centro Internacional de Negócios da FIEB, realizador do evento.
Missão
Entre os dias 01 e 07 de dezembro deste ano, a Embaixada da Nigéria no Brasil estará realizando uma missão empresarial ao país, considerado o principal mercado da África. A missão percorrerá as cidades de Lagos (principal centro comercial), Abuja (capital) e Osun, com forte ligação cultural com o Brasil e a Bahia. Os interessados devem enviar e-mail para contato@nigeriabrazil.org ou trade@nigeriaembassy-brazil.org. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3785-9519.

Comentarios

comentarios

Deixe uma resposta »